data-filename="retriever" style="width: 100%;">Iniciamos um novo ano! Serão mais 366 dias, um dia a mais, pois este é um ano bissexto, 12 meses, aparentemente quase tudo igual aos demais anos, no entanto, podemos ver o novo ano de uma forma mais terna, com um olhar de mais otimismo e esperança. Sim, podemos considerá-lo como portador de 366 novas oportunidades.
Recebemos o ano de 2020 como uma agenda sem programação, aberta e disponível à nossa disposição; cabe a cada um de nós vivê-lo de acordo com a nossas necessidades, convicções e desejos, procurando sempre preservar nossos valores para, assim, registrar a nossa história deste ano de forma simples, mas que nos traga alegria.
Podemos programar momentos de trabalho, de lazer, viagens, passeios, encontros familiares, reuniões, estudo, leituras, reflexões; podemos programar momentos de esporte e de lazer, momentos especiais para visitar ou para encontrar parentes e amigos, para festas, comemoração de aniversários e outras datas importantes e assim reservarmos espaços para uma série de outros eventos que forem surgindo.
De minha parte, sugiro que, além de toda essa programação, não esqueçamos de reservar espaço para encontro com Deus, com a comunidade e com os amigos. Sugiro ainda que deixemos espaços para o cultivo da generosidade, da solidariedade, da gratuidade e, sobretudo, que deixemos espaços abertos para o silêncio interior, para ficarmos sozinhos com os nossos próprios pensamentos, a fim de não perdermos nossa identidade.
Queremos iluminar os nossos dias com a fé, ou seja, não queremos caminhar no escuro e nem sozinhos. Desejamos viver este novo ano com um novo espírito, cheio de esperança, mesmo sem nos esquecermos dos desafios, mas alimentarmos nossos dias com a esperança de dias melhores e de uma sociedade mais humana, mais justa e fraterna.
Queremos que, neste novo ano, a paz, o entendimento e a tolerância predominem em nossos ambientes e em nossas vidas e estejam acima da violência, do ódio e que sejamos portadores da esperança. Desejamos mais, que a alegria e o amor marquem nossas atitudes e ações e os espaços por onde passarmos.
Para isso, convido para que deixemos para trás tudo que é velho e ultrapassado e nos revistamos do novo, do verdadeiro, do nobre, do justo, especialmente, do belo.
Deixemo-nos encantar, mais uma vez, pela beleza da vida, pelos encantos que ela traz, pela amizade, pelos gestos de bondade, pela simplicidade das crianças, pela maturidade de nossos avós, sem medo dos desafios. Permitamo-nos sermos surpreendidos e acariciados por aquilo que não esperamos e que poderemos receber gratuitamente.
Assim, desejo que o novo ano, de 2020, seja, realmente, uma nova oportunidade de crescimento pessoal, familiar e comunitário.
Vale a pena aproveitar as oportunidades! Vale a pena viver!
Desejo um 2020 repleto de boas surpresas, de muita coragem e até de ousadia.